blogando

Tipificação psicológica de Soares e Cavaco

há 963 semanas

O MBTI - Myers Briggs Type Indicator é, um dos mais conhecidos e fiáveis instrumentos de "tipificação" de personalidades, sendo hoje usado em todo o mundo, nomeadamente como ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Baseado nas teorias de Carl Jung sobre tipos psicológicos, o MBTI foi desenvolvido nos Estados Unidos da América por Katharine C. Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers, partindo da ideia que todos nascemos com propensões naturais (por exemplo, para sermos Extrovertidos ou Introvertidos), que vamos desenvolvendo ao longo da vida e que vão definindo o nosso "tipo psicológico".

As "preferências" que estão na base desta teoria são colocadas (em oposição) em quatro escalas, criando 16 tipos de personalidade:

Introversão (I) vs Extroversão (E)
Sensitivo (S) vs iNtuitivos (N)
Emocional (F) vs Racional (T)
Julgador (J) vs Perceptivo (P)

Usar este sistema para tipificar a personalidade de Cavaco Silva e Mário Soares usando apenas o conhecimento que nos chegam através dos media, não passa de um mero exercício de "adivinhação", sem qualquer rigor científico. De qualquer forma, os traços de ambos parecem ser tão vincados e tão fortemente opostos que, na minha opinião, a analise que se segue poderá não estar muito longe da realidade. Se não veja.

Mário Soares dá fortes indicações de ser um ENFP (extrovertido, intuitivo, emocional e espontâneo) puro, enquanto Cavaco Silva parece ser um forte ISTJ (introvertido, sensitivo, racional e estruturado). Mais diferentes não podiam ser.

Os ENFPs são pessoas que se entusiasmam com facilidade (mesmo aos 81 anos) em especial quando encontram um desafio. Têm uma enorme energia e criatividade e estão constantemente a procurar novos desafios e novas formas de fazer as coisas. Canalizam sistematicamente toda a sua energia para o "seu" último projecto, atraindo e inspirando os que os rodeiam. Gostam muito mais de estar com pessoas do que da concentração nos números e revelam uma grande sensibilidade para todas as tarefas que exijam compreender e inspirar pessoas. Resistem muito mal á rotina, tendo tendência para saltar de projecto em projecto, tratando-os de forma superficial e deixando a maioria por acabar.

Os ISTJ são pessoas fortemente realistas, práticos e que fundamentam todas as suas decisões numa análise lógica e racional dos factos e dados, lidando muito mal com a indefinição e a falta de clareza. São extremamente trabalhadores, meticulosos, fiáveis e perseverantes em tudo o que fazem. Quando aceitam uma responsabilidade consideram o seu cumprimento integral como um dever de honra. São muito exigentes consigo mesmo e tendem a ser duros com os outros. A sua orientação para o detalhe e para sobrevalorizar as suas experiências anteriores, torna-os, potencialmente, avessos à inovação

De Soares podemos esperar (como bem sabemos) uma presidência expansiva, orientada para fora, activa e variada (E). Muito mais virada para "grandes ideias" do que para resolver os problemas do dia a dia (N), sempre próxima das pessoas, (F) flexível e espontânea (P).

Com Cavaco teremos um presidente concentrado, contido e que pensa bem antes de falar (I). Será pragmático, meticuloso e orientado para resolver os problemas reais(S), analisando detalhadamente todos os dados e tomando rapidamente decisões firmes com numa base totalmente lógica e racional. (T) Tenderá a criar á sua volta um ambiente estruturado e planeado(J).

Dizem os especialistas que não existem "tipos" melhores e piores. Cada tipo tem as suas vantagens e as suas desvantagens. Mas eleger o "tipo" certo para o momento certo, pode ser particularmente importante quando isso irá, certamente, influenciar o futuro dum País.

A escolha é sua!

José Bancaleiro,
Dir. Recursos Humanos da OPCA, Coordenador dos EMBAs da UAL

Comentário de Pedro Mendonça:
Sensacional Devias enviar isto aos Gabinetes de Apoio das 2 Candidaturas. Ao mesmo tempo que lia estava a recordar a figura do Mário Soares em cima da tartaruga dos Galápagos e a do Cavaco a subir o couqueiro em S. Tomé ... Um abração Pedro

2005-11-10 10:26:31
Comentário de Fernando Nascimento:
Excelente Ambos deviam perceber que estão fora de validade a agua deles já passou de baixo da ponte. Será que não temos ninguem com 40 anos para resolver tudo isto? Os nossos navegadores eram novos e acreditavam. Um abraço e parabéns pela sua página.

2005-11-21 09:23:27
Comentário de António Branco:
Um site muito bom. Nem no tempo em que tinha mais tempo consegui fazer um tão bom

Quanto às personalidades dos candidatos main porque não gosto de extremismos o ideal para mim seria algo entre os dois... gosto mais do Soares mas reconheço que deveria haver novos protagonistas. Não havendo porque não o Soares?
Quanto à opinião do colega Fernando Nascimento com 40 anos... para presidente? Creio que nem o lugar de ministro deveria ser ocupado por pessoas com esta idade. O de Presidente exigindo mais sabedoria ainda menos. Pessoalmente tenho esperança de vir a deter mais conhecimento com os anos. Mas são opiniões pessoais... Um abraço. E parabéns.

2005-11-27 17:50:32
Deixe o seu comentário:

A sua identificação:
Nome:
Email: