blogando

Serão do Fórum RH com Luis Marques Mendes

há 963 semanas
Commenda, 28 de Outubro de 2005

O Fórum RH é um grupo de profissionais de Recursos Humanos que se reúne há quase doze anos para debater questões relacionadas com a gestão de pessoas, para partilhar ideias e preocupações relacionadas com a sua actividade profissional e também para se divertir em conjunto.

Este grupo formou-se em Junho de 1994, por iniciativa do Manuel ramalho Ortigão (na altura Director de RH da Unisys e hoje consultor especializado em Executive Search) e do Carlos Figueiredo (Lever) que decidiram, em boa hora, contactar alguns colegas de profissão para criarem um Forum de debate.

A primeira iniciativa foi, como não podia deixar de ser, um jantar no restaurante do Palácio do Conde Mendonça / Universidade Nova de Lisboa, no qual tive a honra de participar e no qual conheci alguns colegas de profissão, que mais tarde se viriam também a tornar amigos. Devido ao meu MBA na Universidade Católica, nos dois anos seguintes mantive-me afastado deste grupo, embora fosse seguindo com interesse e entusiasmo os encontros que o grupo ia desenvolvendo.

O formato destes encontros foi sempre simples e eficaz. Uma sexta á noite e um Sábado até meio do dia numa pousada / hotel à volta de Lisboa. No fim de cada encontro era acordado entre todos, a "comissão organizadora" do próximo, o tema central do encontro e as saídas e admissões do Fórum. O facto de ao fim de onze anos nos continuarmos a encontrar é a melhor prova que o sistema funciona.

Um dos pontos fortes deste grupo (na minha opinião) é nunca ter existido uma estrutura formal (quando foi sugerida, foi liminarmente recusada) sobre a qual recaísse a responsabilidade de fazer o grupo funcionar. Talvez por isso, todos sintamos que o Fórum é de todos e que quando cabe a nossa vez, temos de avançar.

Felizmente, quando começa a haver sinais de "crise" no funcionamento do grupo, há sempre algum carola que toma a iniciativa e as reuniões voltam ao seu ritmo normal. O Carlos Figueiredo, o Manuel Ortigão, o Artur Fernandes já desempenharam este papel ao longo dos últimos anos.

Faço aqui um alerta e lanço um incentivo para que o grupo (já não me recordo das suas identidades) que está a organizar o próximo encontro o faça. Sei que todos estão muito ocupados, mas também sei que nenhum quer ficar com o ónus de deixar morrer o Fórum. Vá lá, marquem uma data e avancem. Se necessitarem de ajuda, estou certo que não terão dificuldade em descobrir apoio.

Todos os encontros têm sempre qualquer coisa de especial. Recordo-me com saudades do outdoor nocturno (ideias da Inês Murteira) em Sousel, em que na paz da madrugada alentejana, só se enviam os impropérios em "vernáculo alentejano" do Ildefonso Mendes. Na minha memória ficou também uma sessão sobre inteligência emocional, creio que em Évora, que um consultor com um ar completamente lunático, pretendia estender até às cinco da manhã duma sexta-feira. Ou mais recentemente a sessão na Praia Grande com o António Carrapatoso da Vodafone e na manhã seguinte com Prof. Jorge Araújo. Enfim, ao longo destes anos foram tantas e tão variadas as "estórias" que não pararia de escrever. Algo em comum a todos as reuniões do Fórum foi sempre o agradável convívio e a elevada aprendizagem.

No jantar de comemoração dos dez anos do Fórum, Realizado no mesmo local onde se efectuou o primeiro jantar, ficou decidido refrescar o Fórum, não só com admissão de colegas mais novos (os anos passam e não perdoam), mas também com uma maior flexibilidade no formato das reuniões.

Foi neste contexto que em Outubro de 2004 fizemos o primeiro "serão" do Fórum com o actual (na altura ninguém imaginava) ministro do Emprego Vieira da Silva (o Engº José Sócrates falhou à ultima hora) e que um ano mais tarde (28 de Outubro) conseguimos, finalmente, jantar com o Líder do PSD Dr; Luis Marques Mendes.

Este foi, sem dúvida, um serão diferente para os membros do Fórum. No restaurante a Comenda estiveram mais de sessenta profissionais de Recursos Humanos, entre os quais a maioria dos membros do Fórum e também muitos outros profissionais que foram convidados por eles.

O convívio inicial á volta do aperitivo de boas vindas entre oficiais do mesmo ofício, alguns dos quais não se viam há muito tempo, foi muito agradável. A qualidade da refeição...podia ser melhor, mas foi amplamente compensada pelo interesse da intervenção de Luis Marques Mendes.

Percebendo que se encontrava entre homens e mulheres de Empresa, o orador orientou a sua intervenção para a importância dos partidos se virarem para fora, se aproximarem da sociedade que representam (mal) e de se abrirem á entrada de outras pessoas. Defendeu a criação de círculos uninominais, ligando-a à necessidade de responsabilização dos titulares de órgãos de soberania, em especial dos deputados, e vendo-a como forma duma avaliação do desempenho.

O debate que se seguiu foi interessante e só não aq ueceu mais porque já passava da meia noite e o parque onde estava a maioria dos carros estava prestes a fechar.

Todos concordam que foi um "serão" diferente e com interesse. Estou certo que outros se seguirão.

José Bancaleiro
Sintra, 30 de Outubro de 2005

Deixe o seu comentário:

A sua identificação:
Nome:
Email: