blogando

Gamification

há 90 semanas

Provavelmente, a palavra não lhe é estranha, mas não consegue definir com segurança o que significa! O conceito de “gamificação” (passarei a usar este nome) não é um conceito novo, mas ainda está em construção. É fruto da conjugação do vertiginoso crescimento dos jogos digitais, com a entrada no mercado de trabalho dos Millennials, grupo que se estima que sejam cerca de 50% do mercado em 2020.
O ambiente de “guerra pelo talento” que se tem vivido nas organizações, em particular nas que dependem das Tecnologias de Informação (e são cada vez mais!), aguçou a procura de soluções criativas e diferenciadoras. Sabendo que as novas gerações cresceram “agarradas” às consolas de jogos de computador, as empresas perceberam que a utilização de ferramentas que se fizessem parte do seu “meio natural” seria diferenciadora e vantajosa em termos de atração e retenção dos talentos, pelos quais competiam nos mercados...
Para saber mais

Artigo revista Human edição nª 85 Fevereiro 2016 -  José Bancaleiro, Managing Partner - Stanton Chase International

 

Paixão

há 94 semanas

Em homenagem a um saudoso colega e Diretor Financeiro muito especial.

 

 

 

clique para ver
o artigo completo

TRM-Talent Relationship Management

há 405 semanas "TRM-Talent Relationship Management" é mais um dos muitos conceitos modernos e inovadores da gestão de recursos humanos que tiveram origem no 'marketing'.
clique para ver
o artigo completo

Carreiras, Competências e Certificações

há 405 semanas Não é por acaso que se chama ao espaço onde se transaccionam as colocações profissionais "mercado de trabalho". De facto, trata-se de um verdadeiro "mercado" no qual vigoram as regras que caracterizam este tipo de espaços.
clique para ver
o artigo completo

Executive Coaching

há 456 semanas Rogério já não sabia o que fazer com Mariana. Os problemas de relacionamento dela com a equipa eram recorrentes e crescentes. Como Directora de Marketing, a sua competência técnica e a sua contribuição para os resultados eram reconhecidos por todos.
clique para ver
o artigo completo

Evita a conversa da treta - Entrevista no Mundo Universitário

há 508 semanas

Os estudos estão quase na fase terminal. A vida boa (ou não) de estudante é passado e agora é altura de encarar uma nova realidade: a procura do primeiro emprego. Será que de facto estás preparado para enfrentar o dfícil mundo laboral?

clique para ver
o artigo completo

Serão do Forum RH com Miguel Portas

há 613 semanas

O Fórum RH é um grupo de cerca de 30 Profissionais de Recursos Humanos de grandes Empresas de diversos sectores (por exemplo, Vodafone, Rank Xerox, Colgate, Banco Santander, Cabovisão, Mercer, OPCA, etc) e alguns consultores que se reúnem 3 ou 4 vezes por ano desde 1992, com o objectivo de debaterem e partilharem temas relacionados com a educação, o papel das pessoas na sociedade e nas organizações, etc. Para estes “serões” são também convidados outros profissionais de RH, como professores universitários e consultores. Temos habitualmente a presença de 40 a 50 pessoas.

- Data: 16 de Março de 2006

- Local: Restaurante a indicar

- Programa:

- 20.00 - 20.30 horas: Recepção com cocktail

- 20.30 – 21.45 horas: Jantar

- 21.45 – 22.15 horas: Intervenção do Convidado

- 22.15 – 23.00 horas : Questões e debate.

- Convidado: Dr. Miguel Portas /Deputado do Parlamento Europeu / Bloco de Esquerda

- Tema: A acordar com o convidado, provavelmente ligado com emigração / pessoas num contexto europeu.

- Divulgação: Salvo em caso de oposição do convidado, serão endereçados convites a alguns Jornalistas especializados em Gestão de recursos Humanos das seguintes publicações: RH Magazine, Pessoal, Exame, Prémio, Jornal de Negócios, Diário Económico e Expresso (emprego).

- Pessoa de contacto: José Bancaleiro, 217522183 ou 917631300.


“Há mais Olgas na terra”

há 613 semanas

Adérito não percebeu porque é que o Valério o recriminava pela decisão de despedir a Olga Maia. Essa hipótese nunca tinha sido sequer discutida. Mas Valério insistia que "toda a Empresa já sabia o que se estava a passar", acrescentando que as reacções eram muito negativas. "Uma empresa que não sabe apoiar os bons colaboradores numa fase difícil, não merece ser apoiada" dizia ele convictamente.

Demorou algum tempo a acalmar o responsável pelo Departamento de Desenvolvimento e a entender o que estava a acontecer. Ele estava, de facto, a negociar a rescisão do contrato de trabalho duma operadora do "call center" do Porto chamada Olga Resende, mas não tinha nada a ver com a Olga Maia do Desenvolvimento de Software. Tinha de perceber o que se passou.

"Só um minuto", pediu Adérito a João quando ele se preparava para entrar no seu gabinete para finalizar os detalhes da sua deslocação para o Dubai. Ele aguardou alguns minutos junto á porta e não conseguiu evitar ouvir o Adérito, Director de Recursos Humanos da Hopnet, dizer a alguém ao telefone que "iria dar prioridade à substituição da Olga".

Depois de afinados os detalhes, João regressou ao seu local de trabalho e iniciou a preparação da sua viagem. Dentro de três dias iniciaria um "assignement" de seis meses no Dubai. Estava entusiasmado e completamente focalizado no seu novo objectivo. O tempo é que não era muito.

Dois dias depois, no habitual almoço das quintas-feiras no "Palácio dos sabores" João sentou-se junto á Ercilia dos Recursos Humanos e não pode deixar de ouvir um telefonema em que a Ercilia respondia que "só estavam só a aguardar que a Advogada da Olga enviasse a minuta do contrato de rescisão".

Já não conseguiu almoçar bem. Percebia a posição da Empresa, mas sentiu alguma pena. A Olga era uma boa colega e uma excelente profissional que, infelizmente, estava a passar um mau momento. Faltava muito nos últimos meses porque o marido tinha ido trabalhar para o Norte, e ela estava a fazer tudo para tentar salvar o seu casamento. Naquele momento, encontrava-se ausente da Empresa há cerca de dois meses.

Nessa tarde não conseguiu esconder o seu mal estar e contou ao Rui, o colega a quem estava a passar o seu serviço,que tinha descoberto que a Empresa ia mandar a Olga embora.

Assim se constroi um boato!