blogando

Prepare-se Nuno! ou 'O futuro dum jovem Engenheiro Civil'

há 914 semanas

Quarenta e cinco anos? Exclamou espantado Nuno, o jovem finalista de Engenharia Civil que me tinha procurado no dia seguinte à apresentação sobre as oportunidades profissionais da minha Empresa que eu tinha efectuado na sua Universidade.

Sim - respondi eu, saboreando o choque que tinha provocado no espírito do jovem - por muito estranho que lhe pareça, tem à sua frente pelo menos quarenta e cinco anos para trabalhar, e que quarenta e cinco anos. Vão ser quarenta e cinco anos num mundo que se caracterizará, essencialmente, por uma mudança constante e cada vez mais rápida, por uma competitividade crescente e a nível global e por uma complexidade que fará parecer os tempos que vivemos simples e calmos.

Viver e trabalhar num mundo assim, trará para si, Nuno, enormes consequências quer profissionalmente quer pessoalmente.

Uma primeira consequência é a necessidade de estruturar a sua carreira com uma perspectiva dumas dezenas de anos e não para umas dezenas de meses, o que implica que seja extremamente importante ter uma ideia (tão clara quanto possível) daquilo que gostaria de fazer no futuro e, em função desse objectivo, começar a preparar o caminho para lá chegar. Nuno, se lhe surgir uma proposta profissional bem remunerada no curto prazo, mas que não se insira dentro do trilho profissional que quer percorrer, recuse-a. Uma carreira constrói-se pouco a pouco, mas sempre no mesmo sentido. Nada pior que andar para a frente e para trás. Têm sido muitos os casos em que uma miragem de curto prazo, acaba por comprometer o sucesso de longo prazo.

Por esta mesma razão, é também importante pensar nos primeiros anos da sua vida profissional como uma fase para criar uma base sólida sobre a qual irá assentar o seu desenvolvimento futuro. Este período é o mais indicado para ganhar experiências e variar as vivências. Nestes primeiros tempos, mais importante do que ganhar muito dinheiro, é trabalhar com bons profissionais, integrar equipas ganhadoras, contribuir para projectos enriquecedores, etc. Prepare-se Nuno!

Outra consequência do mundo em que o Nuno irá viver profissionalmente será uma necessidade de actualização constante. O seu curso tem uma "validade" de poucos anos. A inovação (potenciada pelas novas tecnologias de informação e comunicação) é um dos novos paradigmas dos novos tempos e isso faz com que o conhecimento, mesmo o técnico, se torne obsoleto cada vez mais rapidamente.

Por outro lado, á medida que a sua carreira for evoluindo, a componente técnica vai estreitando e a componente de gestão vai aumentando. Esta evolução vai-lhe exigir competências que não tem devidamente desenvolvidas, em especial as relacionadas com a gestão e a liderança. O investimento permanente na formação vai ser condição básica para o seu crescimento profissional. Prepare-se Nuno!

A terceira consequência é a de, com forte probabilidade, ter de trabalhar em diferentes partes do mundo, com o impacto que isso tem, quer vida pessoal de cada um, quer na necessidade de adquirir competências de gestão intercultural. Basta verificar o que já está a acontecer nos dias de hoje. As grandes empresas de Construção Civil e Obras Públicas nacionais já estão a actuar em mercados tão diferentes como a Africa de língua oficial Portuguesa, o Norte de África, os Países da Europa de Leste e ainda a América latina. Não é, pois, difícil de imaginar o que estará a acontecer daqui a alguns anos. Prepare-se Nuno!

Por último, uma mudança permanente e cada vez mais rápida vai implicar uma mudança de atitude face à vida profissional. Conceitos como emprego para toda a vida, segurança no trabalho garantida por um contrato, estabilidade funcional e profissional serão, muito provavelmente, cada vez mais raros. A única segurança será proporcionada pelo seu valor num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e este valor virá das competências que for adquirindo.

As mudanças de função, as mudanças de empresa, as mudanças de profissão, as mudanças de País serão certamente muito mais frequentes. Prepare-se Nuno!