Tipificação psicológica de Soares e Cavaco
há +934 semanas
O MBTI - Myers Briggs Type Indicator é, um dos mais conhecidos e fiáveis instrumentos de "tipificação" de personalidades, sendo hoje usado em todo o mundo, nomeadamente como ferramenta de gestão de Recursos Humanos.
Baseado nas teorias de Carl Jung sobre tipos psicológicos, o MBTI foi desenvolvido nos Estados Unidos da América por Katharine C. Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers, partindo da ideia que todos nascemos com propensões naturais (por exemplo, para sermos Extrovertidos ou Introvertidos), que vamos desenvolvendo ao longo da vida e que vão definindo o nosso "tipo psicológico".
As "preferências" que estão na base desta teoria são colocadas (em oposição) em quatro escalas, criando 16 tipos de personalidade:
Introversão (I) vs Extroversão (E)
Sensitivo (S) vs iNtuitivos (N)
Emocional (F) vs Racional (T)
Julgador (J) vs Perceptivo (P)
Usar este sistema para tipificar a personalidade de Cavaco Silva e Mário Soares usando apenas o conhecimento que nos chegam através dos media, não passa de um mero exercício de "adivinhação", sem qualquer rigor científico. De qualquer forma, os traços de ambos parecem ser tão vincados e tão fortemente opostos que, na minha opinião, a analise que se segue poderá não estar muito longe da realidade. Se não veja.
Mário Soares dá fortes indicações de ser um ENFP (extrovertido, intuitivo, emocional e espontâneo) puro, enquanto Cavaco Silva parece ser um forte ISTJ (introvertido, sensitivo, racional e estruturado). Mais diferentes não podiam ser.
Os ENFPs são pessoas que se entusiasmam com facilidade (mesmo aos 81 anos) em especial quando encontram um desafio. Têm uma enorme energia e criatividade e estão constantemente a procurar novos desafios e novas formas de fazer as coisas. Canalizam sistematicamente toda a sua energia para o "seu" último projecto, atraindo e inspirando os que os rodeiam. Gostam muito mais de estar com pessoas do que da concentração nos números e revelam uma grande sensibilidade para todas as tarefas que exijam compreender e inspirar pessoas. Resistem muito mal á rotina, tendo tendência para saltar de projecto em projecto, tratando-os de forma superficial e deixando a maioria por acabar.
Os ISTJ são pessoas fortemente realistas, práticos e que fundamentam todas as suas decisões numa análise lógica e racional dos factos e dados, lidando muito mal com a indefinição e a falta de clareza. São extremamente trabalhadores, meticulosos, fiáveis e perseverantes em tudo o que fazem. Quando aceitam uma responsabilidade consideram o seu cumprimento integral como um dever de honra. São muito exigentes consigo mesmo e tendem a ser duros com os outros. A sua orientação para o detalhe e para sobrevalorizar as suas experiências anteriores, torna-os, potencialmente, avessos à inovação
De Soares podemos esperar (como bem sabemos) uma presidência expansiva, orientada para fora, activa e variada (E). Muito mais virada para "grandes ideias" do que para resolver os problemas do dia a dia (N), sempre próxima das pessoas, (F) flexível e espontânea (P).
Com Cavaco teremos um presidente concentrado, contido e que pensa bem antes de falar (I). Será pragmático, meticuloso e orientado para resolver os problemas reais(S), analisando detalhadamente todos os dados e tomando rapidamente decisões firmes com numa base totalmente lógica e racional. (T) Tenderá a criar á sua volta um ambiente estruturado e planeado(J).
Dizem os especialistas que não existem "tipos" melhores e piores. Cada tipo tem as suas vantagens e as suas desvantagens. Mas eleger o "tipo" certo para o momento certo, pode ser particularmente importante quando isso irá, certamente, influenciar o futuro dum País.
A escolha é sua!
José Bancaleiro,
Dir. Recursos Humanos da OPCA, Coordenador dos EMBAs da UAL