blogando

Ninguém é substituível

há 675 semanas

"De homens insubstituíveis está o cemitério cheio" é um dos adágios populares com maior aceitação e aplicação no mundo empresarial. No entanto, eu cada vez estou mais convencido do contrário. Quanto mais penso, mais acredito que, pelo contrário, ninguém é substituível.

De facto, estimado leitor, pense numa qualquer equipa de futebol. O Barcelona, por exemplo. Um jogador como o Leonel Messi pode sair aos setenta minutos de jogo e ser colocado outro jogador no seu lugar, mas ninguém o pode substituir, porque ele (como qualquer outro jogador) possui uma individualidade própria e um conjunto de talentos que ninguém pode igualar. O jogador que foi ocupar a sua posição pode até correr mais, driblar melhor e rematar mais certeiro, mas não conseguirá fazer os raides com a bola colada ao pé e rematar como se estivesse a passar a bola, como faz o Messi.

Por muito que se afirme que não há insubstituíveis, a verdade é que a música não seria mesma sem Mozart, nem a poesia sem Pessoa, nem a matemática sem Einstein, ou a pintura sem Picasso, ou, ainda, o futebol sem Maradona. Quem se arrisca a dizer que eles eram substituíveis?

É possível recrutar novos colaboradores para ocupar as posições que ficaram vagas, ou adoptar novos amigos para nos ajudar a esquecer os que partiram, ou ainda encontrar novos amores para sarar as feridas dos anteriores. No entanto, nenhum deles será como os que se foram. Eles não são substituíveis. Cada um deles era único nas suas virtudes e defeitos, nas suas alegrias e tristezas. O que foi não deixará mais de ter sido.

Nas equipas de futebol como nas empresas, as funções podem ser reocupadas, mas as pessoas não podem ser substituídas. Os Anglo-saxónicos utilizam para estes dois conceitos duas palavras diferentes, que não têm correspondência literal na língua portuguesa. Dizem eles, e com razão, que uma pessoa pode ser "replaced" mas não pode ser "substituted". 

Uma vaga pode ser reocupada (replaced) por outra pessoa, que até poderá alcançar melhores resultados que o anterior ocupante. Mas isso não quer dizer que substitua (substituted) a pessoa. Ninguém consegue substituir o conhecimento resultante das suas experiências e vivências, a forma como se relacionava com a equipa, o seu networking interno e externo, a sua credibilidade junto dos clientes, etc. A nova pessoa irá, provavelmente, ter uma performance melhor numas áreas e pior noutras. Mas uma coisa é certa, o seu desempenho será diferente, porque cada ser humano possui uma individualidade própria e talentos únicos. É a diferença entre uma função e uma pessoa.

Cada vez mais, a gestão de activos humanos valoriza a individualidade criativa da pessoa em detrimento da generalidade estandardizada da função. Apesar disso, continuam a existir empresas apostadas manter culturas que valorizam as funções em detrimento das pessoas que as ocupam. Estas culturas, habitualmente formalistas e centralizadoras e hierarquizadas, usam regras e procedimentos detalhados com o objectivo de reduzir ao mínimo a margem de liberdade das pessoas. Por norma, originam ambientes de trabalho bem estruturados e organizados, mas fechados ao exterior, avessos á inovação, lentos a reagir e que tornam as pessoas infelizes. 

As (boas) organizações dos nossos dias já se aperceberam que a única forma de sobreviver num mundo de elevada competitividade e mudança permanente, é aproveitarem ao máximo a energia e criatividade das suas pessoas. É por isso que quando alguém talentoso abandona uma organização, existe sempre uma perda de talento que não pode ser substituída. E se esse alguém possui talentos raros e absolutamente decisivos para a organização, então essa perda pode ser irreparável, porque mesmo que se reocupe a vaga (replacement) a pessoa não pode ser substituída. 

Comentário de Patrícia:
Dr. José Bancaleiro
Não poderia concordar mais consigo. É curioso porque em GRH fala-se muito de que o único factor diferenciador entre as empresas são as pessoas que as integram. No entanto também todos afirmam que ninguém é insubstituível. Então? Em que ficamos? Obviamente todas as pessoas são diferentes. Mesmo aquelas que são muito semelhantes. Há sempre algo que nos torna únicos. E as empresas que ainda não viram ou não querem ver isso podem ter um retorno surpreendente.
Obrigada
Patrícia

2011-05-31 21:04:43
Comentário de Joaquim:
Estimado Dr.
Foi com surpresa que encontrei esta abordagem ao assunto é louvável que alguém da área da GRH tenha essa visão e que não trate os funcionários como simples fonte de mão de obra vulgarmente designado por carne para canhão .
Os meus sinceros parabens

2011-07-26 14:52:44
Comentário de Maria Helena Rollo:
Obrigado por me ter feito recordar algo que um professor me tinha dito em tempos e que considero exprime bem o que escreveu: cada ser humano é único e insubstituível de valor incalculável
Cpts
HR

2011-10-25 22:22:20
Comentário de MariaLuísa:
Tenho defendido a ideia de que ninguém é insubstituível não pelo lado dos empregadores mas sim pelo lado dos colegas de trabalho que tentam muitas vezes criar a ideia nos chefes/empregadores que são insubstituíveis organizando o seu trabalho de uma forma enigmática e fazendo muitas vezes a vida negra aos colegas. Daí ter por costume dizer que não procuro fazer amigos no trabalho nem procuro bons colegas apenas colegas que não me compliquem o meu trabalho.

2012-02-17 20:59:36
Deixe o seu comentário:

A sua identificação:
Nome:
Email: